Fim de semana em Melbourne

Depois de passarmos o rodo em Melbourne no primeiro dia, tivemos um sábado mais tranquilo (para os nossos padrões, obviamente). Começamos na Fed Square, porque os museus de lá estavam fechados quando passamos na véspera (fica-dica 1: abrem às 10h).

Fed Square e seus museus

O Australian Center for the Moving Image trata da história do cinema e da TV. É interessante, mas ficamos minutos por lá. The Ian Potter Center pertence à National Gallery e é dedicado à arte australiana. The Atrium é uma galeria de vidro e aço supermoderna, onde estava rolando um mercado de livros.

The Atrium

Em frente à Fed, saindo pela Flinders, tem um quarteirão de becos bem mais legal que aquele perto do hotel. Procure pela Hosier Lane. De lá, fomos pra Degraves St, uma ruazinha que parece um beco e ferve no sábado, com o agito de bares, restaurantes e gente deslocada. No final da Degraves St, começa Centre Place, misto de beco e galeria retrô.

DCIM100GOPROGOPR0192.

Depois, pegamos o Free City Circle até o Queen Victoria Market, o principal mercado deles. Bacana, mas esperava mais. Ao lado, está o Flagstaff Gardens (como essa cidade tem áreas verdes).

Flagstaff Gardens

Queen Victoria Market

Pegamos o tram gratuito de novo, desta vez para as Docklands, onde há um porto, o shopping Harbour Town e a roda-gigante Melbourne Star (nos moldes da London Eye). Não entramos nela, porque o ticket era salgado (34 AUD) e achamos que a vista da torre era imbatível.

Voltamos pro hotel, antes das 17h para descansar um pouquinho, porque precisávamos estar no Melbourne Cricket Ground às 18h30. Recebemos um toque, que fica-como-dica 2: uma hora antes dos jogos, é possível conseguir tickets por 25 AUD, pedindo por General Admission. Assim fizemos e deu certo, apesar de ser dia de Richmond (os Tigers) X Essendon (os Bombers), clássico do estado de Victoria pela Liga de Aussie Rules.

Richmond (os Tigers) X Essendon (os Bombers)

É como se fosse uma mistura de soccer, futebol americano e rugby. Um simpático casal mais velho me explicou tudinho. Era a partida 400 de um jogador de 43 anos, eles disseram, e o estádio recebeu nada menos que 83.804 torcedores para um jogo entre o oitavo e o nono colocados da liga de 18 times.

Detalhe: fãs das duas equipes completamente misturados na arquibancada e pouquíssimo policiamento. O negócio é tão organizado que, faltando 40min pro jogo, metade dos assentos estava vazia. De repente, lotou! Sem qualquer tipo de confusão. Clique aqui para ler a resenha oficial do jogo, se estiver interessado. Rs

Em nosso último dia, domingo, deu praia. Só que não. Mas fomos mesmo assim. Pegamos um trem na Flinders Station para Brighton Beach (fica-dica 3: é preciso comprar o cartão Myki numa loja de conveniência por 6 AUD e carregar o crédito que você precisar. No nosso caso, eram mais 6 AUD para o dia inteiro. OBS: preço de maio/2015).

Se você curte as dicas de Viaje ao Léo, dá um like também na página do Facebook, vai! Assim, você não perde nenhuma postagem!

Em Brighton, ficam as famosas Bathing Boxes, casinhas megacoloridas na praia. São cubículos de madeira sem água nem eletricidade. Mas, para ser dono de um deles, é preciso desembolsar 430 mil AUD.

De lá, pegamos um bus na Esplanade com destino à St Kilda, a praia mais conhecida. Tentamos almoçar no Lentil as anything, um restaurante em que você paga o que achar justo pela comida, mas gostamos muito mais da cara do Iddy Biddy, ao lado (fica-dica 4: recomendo). Chegamos à beira da praia, mas um vento congelante nos impediu de ficar. Deu pra ver que é um lugar muito gostoso. Passamos pelo Luna Park (aqui também tem um) e pelo lindo Palais Theather. Em seguida, pegamos a charmosa Acland St e andamos até a Fitzroy (a principal é cheia de mansões).

Caminhamos um pouquinho até o Albert Park, com o lindo lago que é cenário do GP Austrália de F1. E nossa viagem passou rapidinho, como um carro de corrida. De Melbourne, voltamos para o Brasil depois de 25 dias na Austrália.

DSC_1133~2

Minha impressão de Melbourne:

O que vale a pena: o ambiente cultural/boêmio e a variedade de atrações

Permanência: 3 dias. Achei adequado. Mas poderia ser mais.

Onde ficamos: Causaway Inn On the Mall (cuidado para não confundir porque há três com nome parecido num raio de 100m). Extremamente bem localizado e bastante honesto por 150 AUD/dia e algo raro por aqui: café da manhã.

Clique aqui para reservar seu hotel pelo Booking.com. Você não vai pagar nada a mais por isso, mas vai ajudar o blog!