Série EM/COMO: Em Vitória, como os vitorienses

Uma disputa antiga, que dá o que falar: qual é a moqueca? A baiana ou a capixaba? Experimente fazer essa pergunta no Espírito Santos! A resposta virá a jato:

“Moqueca é a capixaba. O resto é peixada!”

Confesso que, até hoje, comi mais a versão baiana. E, quando experimentei a capixaba, foi fora do Espírito Santo. Por isso, estando em Vitória, não poderia perder a oportunidade de saber o que é que a capixaba tem. Conversando com meu contato na cidade, veio a dica: vá ao Restaurante Pirão ou ao Partido Alto. Como o primeiro estava fechado, vamos ao segundo. Como estávamos em três e a moqueca servia dois, pedimos uma casquinha de siri de entrada:

20160514_210633

Estava uma delícia, mas fica-dica 1: o prato para dois serve três pessoas tranquilamente. Pedimos uma moquequinha de banana da terra para “completar”, mas nem precisava. Olha a quantidade de comida:

20160514_212453

 

Entre comentários sobre a fartura do prato, perguntei ao garçom sobre o que difere a moqueca capixaba da baiana. “A nossa não vale leite de côco e dendê, como a deles. Por isso, é mais leve. Além disso, é mais bem temperadinha. Leva urucum, alho, coentro, cebola e tomate”. No dia seguinte, quisemos repetir a dose. E o local indicado foi bem mais tradicional: a ilha de Caieiras, uma espécie de vila de pescadores bem simples.

20160515_145751.jpg

Escolhemos o Restaurante Teresão e, já cientes do exagero das porções, pedimos só uma moqueca para três. A comida era igualmente gostosa e a rusticidade e genuinidade do lugar tornaram a experiência única.

20160515_143034

Mas vamos ao que interessa? A moqueca capixaba é mesmo melhor? Acho que terei que comer a versão baiana de novo para tirar uma conclusão. Rs.

Confira todos os links da série EM/COMO aqui.

Próxima parada: Espírito Santo

Parada anterior: Revezamento da tocha: Oh, Minas Gerais (dias 6 a 13)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s