Série EM/COMO: Na Paraíba, como os paraibanos

Eu já tinha tentado comer bode em Petrolina, Pernambuco, sem sucesso (leia aqui). Mas o Nordeste tem muito mais que isso: a deliciosa carne de sol, na nata, por exemplo. Quando cheguei a Campina Grande, conheci uma moradora local que me levou a um lugar especializado neste tipo de prato, o bar do Cuscuz. O prato para quatro pessoas foi suficiente para cinco comerem tranquilamente.

20160531_130441

Vem com cuscuz, arroz, feijão verde novinho (delícia), vinagrete e, claro, a estrela do prato: a carne de sol na nata. Descobri que a carne é feita separadamente e só depois é colocada no molho de nata. Cada um tem uma receita. Mas, em geral, o molho leva nata (obviamente), leite, creme de leite, manteiga, queijo mussarela e maizena. Olha que beleza de prato!

20160531_130117.jpg

E o melhor: cada um comeu como um boi e deu só R$ 24,oo para cada, incluindo bebidas. Mas faltava o bode. Ah, o bode! Em 2005, eu tinha experimentado essa carne tão típica da região em um dos restaurantes de comida regional mais bacanas de João Pessoa, o Mangai. Na época, não gostei. Por isso, precisava dar uma nova chance ao bichinho. Voltei ao Mangai 11 anos depois.

20160531_202202.jpg

Tudo bem que o bode era só um pedacinho do meu prato generosamente servido no ótimo self service do lugar. Mas estava lá, sim, em forma de guizado e costela.

OK, não é nem de longe minha carne preferida. Mas, desta vez, achei ambos os preparos muito gostosos e macios. Hoje posso comer bode sem problemas. Será que meu paladar mudou? Se você quiser experimentar, em doses homeopáticas (como eu) ou cavalares (digo, bodísticas), recomendo o Mangai, que tem casas também no Recife e em Brasília.

Confira todos os links da série EM/COMO aqui.

Próxima parada: Revezamento da tocha: RN, CE e PI (dias 30 a 39)

Parada anterior: Revezamento da tocha: BA, SE, AL e PE (dias 20 a 29)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s