Revezamento da tocha em Palmas, onde vi o comboio (dias 40 a 43)

Quem vem acompanhando a minha aventura sabe que eu sou da equipe avançada de Comunicação do Rio 2016. Chego às cidades de celebração (as últimas de cada dia) dias antes do revezamento, ajudo a Prefeitura na realização de um encontro com a imprensa, faço uma cobertura jornalística na cidade e pego a estrada de novo antes mesmo de a tocha chegar.

Quase sempre, não fico nem 24h no lugar. Mas, em Palmas, a escala foi diferente, porque era o início da rota aérea.

No primeiro dia, fiz uma produção de fotos na agradável Praia da Graciosa. É banhada pelo Lago de Palmas, que foi formado depois que represaram o Rio Tocantins por conta da construção da hidrelétrica de Lajeado. Água limpinha, limpinha, e por do sol de perder o fôlego!

20160609_181058~2.jpg

Só no dia seguinte, era o briefing com os jornalistas. Foi num local chamado Área Verde, com muitas árvores. Apesar das avenidas superlargas e dos espaços muito abertos, Palmas é uma cidade arborizada. Quando elas crescerem mais, vão ajudar muito a amenizar o clima superquente. No mesmo dia, voltei ao Lago de Palmas, desta vez para fazer uma reportagem na deliciosa Praia do Prata, que é um pouquinho diferente, porque tem mais estrutura para os banhistas. Mas o visual no fim do dia é o mesmo, com lindas cores no céu.

Até que chega o grande dia: o revezamento! Escalado para cobrir a passagem da tocha e alguns dos condutores da cidade, pego dicas com uma colega que está fazendo o trabalho desde o começo. Easy, easy, diz ela. Até que pinta o primeiro condutor da minha pauta. Estou lá eu me esgueirando para aproveitar a sombrinha no poste, no início do trecho em que ele deveria carregar a tocha. De repente, o ônibus que traz os condutores para e o senhor desce. Os parentes, claro, vão abraçá-lo e eu, sem querer cortar o clima, fico tentando falar com ele, pegar as tais aspas, tirar fotos bacanas, fazer o meu trabalho, enfim. Mas o tempo é curto.

Logo, logo, chega o condutor que vai passar o fogo para ele. Tem uma montão de gente entre mim e aquela cena. Eu me esforço para pegar o melhor ângulo. Quando a tocha é acesa, ele começa a correr.

E eu junto, meio de lado, meio de costas, segurando a bermuda pra não cair, ainda sem ter desenvolvido a técnica adequada para tudo aquilo. Rs.

Não sei se foi adrenalina, mas eu não imaginava que era tão rápido!  Terminei os 200m como se tivesse corrido a maratona: esbaforido e preocupado se eu tinha cumprido bem a missão. Olhei as fotos. Ufa! Algumas ficaram bem legais. E que divertido foi! Lembrando da situação agora, eu começo a rir.

DSC_0019_14.JPG

Bora pra próxima! No ponto onde a minha próxima condutora iria receber a tocha, tinha uma quadrilha. Pensei: legal! Vai render fotos diferentes.

20160611_151413.jpg

A partir daí, tudo fica mais tranquilo. Entra no carro, acha o ponto certo no GPS, registra o que pode antes de o condutor ser trazido pelo shuttle e aproveita os poucos minutos antes de a tocha chegar até ele para fazer o melhor conteúdo possível.

A gente cria uns macetes instantaneamente, improvisa, começa a curtir, a se envolver com a emoção de quem está lá para aquele momento único da vida. E foram dois, três, quatro, uns oito condutores ao longo do dia. Cada um com sua história e com seu jeito próprio de representar os brasileiros no revezamento. Para mim, também é uma experiência inesquecível. Mais que isso, uma descoberta: saber que eu sou capaz de fazer e ainda curtir algo tão diferente do que eu fazia antes, como editor-chefe de um telejornal. Quanto mais eu conheço o Brasil e as pessoas que cruzam o meu caminho, mais eu me reencontro.

Próxima parada: Série EM/COMO: Em Palmas, como os palmenses

Parada anterior: Série EM/COMO: Em Fortaleza, como os fortalezenses

 

 

Deixe um comentário

